MICROCIRURGIA

MICROCIRURGIA DE VARIZES: O QUE É?

Varizes são veias dilatadas e tortuosas que perderam a função do retorno do sangue das pernas de volta para o coração. O quadro vai muito além do desconforto estético.

Dessa forma, é fundamental que elas sejam tratadas assim que for realizado o diagnóstico para haver menos chance de aumentar o seu calibre e menos chance de aumentar a gravidade.

A microcirurgia de varizes, também chamada de flebectomia ambulatorial, é um procedimento mais rápido, que dura cerca de 20-30 minutos e pode ser realizado no próprio consultório do Cirurgião Vascular ou no centro cirúrgico. O procedimento pode ser feito anestesia local ou raquianestesia e o paciente é liberado para retornar para casa após cerca de 2 horas.

São feitas micro incisões na pele do paciente e com o auxílio de agulha de crochê são removidas as varizes pequenas e mais superficiais. Não há a necessidade de pontos. A pele cicatriza naturalmente.

O fato de os vasos serem retirados durante a microcirurgia de varizes não traz nenhum prejuízo à circulação sanguínea, pois os vasos saudáveis funcionam normalmente.

MICROCIRURGIA DE VARIZES: PARA QUEM ESTÁ INDICADA?

A microcirurgia de varizes é recomendada para tratar as varizes menores e mais superficiais. Essas varizes aparecem mais comumente na parte posterior do joelho e na região lateral das coxas e pernas.

A microcirurgia de varizes por ser um procedimento mais simples, o repouso também é por um tempo menor, orienta-se repouso por cerca de 3-4 dias para que os cortes cicatrizem corretamente.

Atividades físicas leves e na água podem ser retomadas após cerca de 5 dias e a exposição solar deve ser evitada até que os hematomas desapareçam completamente para evitar que a região fique manchada.

É necessário o uso de meia elástica compressiva no pós operatório para menos chance de dor e inchaço durante recuperação.

A microcirurgia de varizes, assim como qualquer outro procedimento para varizes, não combate a causa do problema. Por isso, para que as microvarizes não voltem a aparecer, é necessário adotar hábitos saudáveis, com uma alimentação balanceada e a prática frequente de atividades físicas.

Tratar as microvarizes é fundamental para que elas não evoluam para veias varicosas com maior calibre, com piora do quadro clínico. As complicações devido ao não tratamento das varizes de menores calibres pode levar, a longo prazo, a quadros de insuficiência venosa crônica avançada com tromboflebites e até formação de úlceras.

compartilhe

Precisa de ajuda?